Cultura e as Tradições Japonesas

Cultura e as Tradições Japonesas
Cultura e tradições Japonesas
Cultura e tradições Japonesas

Cultura e as Tradições Japonesas

O Japão, pronunciado em japonês como “Nippon” ou “Nihon”, é uma nação insular do Oceano Pacífico na costa da Ásia continental. É composto por aproximadamente 6.900 ilhas. As ilhas mais importantes e populosas são Honshu, Hokkaido, Shikoku e Kyushu, representando 97% do país. Dentro dessas ilhas, existem 47 prefeituras, com uma população total de 127 milhões (11ª no mundo).

73% do país é montanhoso, no entanto, a maioria das pessoas vive na costa, tornando-o um dos países mais densamente povoados do mundo.

Cultura Kawaii
Cultura Kawaii

Língua

O idioma nacional é o japonês, que é o principal idioma falado em todo o país. O japonês antigo, ou “Kanbun”, originário da China e o texto japonês mais antigo, o “Kojiki”, foi escrito no início do século 8 e foi escrito principalmente em caracteres chineses antigos. O japonês moderno se desenvolveu durante o período Edo, entre 1603 e 1868.

O japonês moderno consiste em três alfabetos:

Kanji (caracteres logográficos em chinês)
Hiragana (um alfabeto japonês fonético)
Katakana (um alfabeto fonético usado para palavras estrangeiras)
O desenvolvimento e o amplo uso de Katakana são ilustrativos da adoção mais recente do Japão de culturas, idéias e palavras ocidentais.

Cultura

Uma cultura japonesa antiga foi fortemente influenciada pela China. Durante uma era Edo, o Japão exerceu uma rígida política isolacionista, fechando suas portas a todos os relacionamentos com o mundo exterior. Isso cultivou uma cultura japonesa distinta.

Após a queda da era em 1868, o Japão reverte essa prática, adotando práticas culturais de todo o mundo e misturando – como o que foi estabelecido durante uma era Edo. Ao longo dos anos, uma cultura ocidental influenciou todos os aspectos da cultura japonesa, incluindo arte, estilo de vida e comida.

 

Cultura Japonesa-O Teatro Kabuki

O teatro kabuki é uma forma de teatro tradicional japonês que se originou no século XVII. É conhecido por sua maquiagem exagerada, figurinos coloridos e movimentos exagerados. Os atores de kabuki são homens que desempenham papéis masculinos e femininos.

 

Religião

Existem duas religiões principais no Japão: xintoísmo e budismo. O xintoísmo é uma religião japonesa, enquanto o budismo foi importado no século VI da China. Uma pesquisa recente descobriu que 39% dos japoneses se identificam como budistas, 3,9% como xintoísmo e 2,3% como cristão.

Celebrações

No Japão, o maior feriado é a celebração do ano novo. Durante a primavera e o verão, as celebrações para os deuses do mar e do mar, ou Matsuri, acontecem. Cada cidade possui seu próprio Matsuri, e essas celebrações são muito frequentes por todos.

Esportes

O esporte desempenha um papel significativo na cultura japonesa. Sumo, judô e karatê são esportes tradicionais japoneses e beisebol, futebol e rugby foram adotados de outras culturas.

O sumô é o esporte nacional do Japão e até hoje é praticado principalmente apenas no Japão. O sumô moderno foi formado durante uma era Edo e pouco mudou desde então. O beisebol é o esporte mais assistido no país. Foi introduzido pela primeira vez no país em 1872 e aumentou em popularidade desde então.

Estrutura familiar

Uma unidade familiar tradicional no Japão é chamada “Kazoku”, composta por mãe, pai e filhos. Tradicionalmente, os Kazoku freqüentemente moram com seus pais idosos. No entanto, mais recentemente, o número de famílias de três anos caiu a favor dos arranjos mais modernos.

Cozinha

Em todo o país, os japoneses são principalmente comedores de peixe. O Japão é o número de importação de peixes no mundo, consumindo cerca de 12% dos peixes capturados no mundo.

O prato japonês mais conhecido é o sushi, um prato que inclui peixe fresco, algas e arroz levemente temperado. Os japoneses também comem carne bovina, aves e suínos como parte de suas dietas diárias.

O Japão

O Japão é uma nação moldada por sua transição rápida do isolacionismo para o globalismo. Representa uma fusão da cultura do velho mundo com as práticas ocidentais mais recentes.