Os videogames que mais fizeram sucesso em 2020

TEM SIDO um ano de surpresas para todos nós. Não apenas iniciamos a primavera com a pandemia de coronavírus , mas vimos uma série de anomalias ao longo de 2020 que chocaram e surpreenderam. O reino dos videogames não foi deixado intocado pela estranheza que permeou este ano, embora muitas das surpresas que a indústria trouxe tenham sido muito mais emocionantes e positivas do que aquelas que deveriam nos abalar profundamente.
De títulos desavisados se tornando verdadeiros fenômenos móveis a jogos free-to-play centrados em anime tomando o mundo de assalto, nosso mundo quase virou de cabeça para baixo nos últimos 12 meses. Agora que o ano está chegando ao fim, vamos voltar para ver as maiores surpresas, transtornos e momentos inesperados no mundo dos videogames.
Aqui estão alguns dos títulos de destaque que nos pegaram de surpresa em 2020.
Quem nunca fantasiou que estava se comunicando com fantasmas ao explorar uma casa escura e vazia? Phasmophobia , um título indie despretensioso da Kinetic Games, trata de chegar ao fundo de uma série de assombrações, sejam de poltergeists travessos ou de espíritos vingativos. Embora rude em muitos aspectos, essa caçada de fantasmas para vários jogadores chocantemente boa (e assustadora!) Disparou para se tornar um dos maiores e mais assistidos jogos no Steam em 2020.
É uma questão de rastrear espíritos e colocá-los sob controle para um desfile de clientes pagos, seja sozinho ou com uma série de amigos. Mas não se trata apenas de aparecer, sem ser convidado, com as armas em punho, na casa de alguém e nocautear um fantasma que está fora de controle. Você precisa de um plano, bem como de uma série de ferramentas de caça aos fantasmas para ajudá-lo a se comunicar com os espíritos e a contê-los ou controlá-los.
E não é suficiente acenar em torno de um medidor EMF e encerrar o dia. Fasmofobia é inteligente demais para isso. A chave para a vitória é completar uma variedade de tarefas, como falar em uma caixa de espírito para fazer perguntas (e ouvir uma resposta estranha) ou abrir um caderno para permitir que o espírito se comunique com você da maneira antiga. Você nunca sabe exatamente o que vai acontecer quando você aceita um contrato. Mas, com amigos por perto, é praticamente certo que você terá um tempo de arrepiar.
De certa forma, não deveria ser uma surpresa que Phasmophobia rapidamente despertou o interesse da comunidade de jogos em geral, atraindo streamers massivos e ganhando várias homenagens durante o Game Awards 2020 , dada sua IA fantasma avançada e tudo o que é capaz. Mas para uma indústria onde é normal ver jogos com orçamentos enormes explodirem, ver o modesto jogo de terror da Kinetic Games receber tanta apreciação foi surreal e emocionante.
Um mundo lindo e real com vegetação verdejante e paisagens exuberantes? Verifica. A liberdade de ir a qualquer lugar e fazer o que quiser? Dupla verificação. Um protagonista no estilo anime com a tarefa de encontrar seu gêmeo desaparecido após serem separados durante suas viagens a mundos distantes? Verificação tripla .
Genshin Impact, do desenvolvedor miHoYo, tinha tudo de que precisava para se tornar um grande sucesso, e os jogadores em potencial foram inicialmente atraídos por sua estética de anime e sua linda animação. Mas parecia bastante familiar – quase exatamente, alguns diriam, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild , até cozinhar, combater e explorar.
Embora Genshin Impact compartilhe várias semelhanças com a sequela de Zelda, massivamente popular, da Nintendo, ele diminui sua própria influência ao considerá-lo um jogo “imitador” com pouco a oferecer. Na realidade, é um mundo vasto repleto de novas áreas e conteúdo para descobrir, combate satisfatório, quebra-cabeças desafiadores e uma rotina que pode fazer qualquer um voltar para mais.
Há uma razão pela qual acabou arrecadando mais de US $ 393 milhões em dispositivos móveis, onde estreou, em apenas dois meses, o que o tornou o segundo maior jogo para celular da história. Nada mal para um “jogo de anime”, uma frase depreciativa que muitos lançaram ao Genshin Impact em uma tentativa de minar seu sucesso. Embora seja gratuito para jogar, não está atolado nas mesmas armadilhas que outros jogos do gênero e é realmente gratuito, se você colocar um mundo suficiente, não só pode chegar a um final de jogo satisfatório, mas você pode coletar todos os personagens disponíveis para explorar o mundo de fantasia de Tevyat.
Embora Genshin Impact esteja disponível em várias plataformas, incluindo PC e consoles, o fato de um jogo tão bonito e suave poder ganhar vida no celular e oferecer uma experiência tão abrangente é nada menos que surpreendente. Talvez a única coisa que realmente deva surpreender sobre seu sucesso é que as pessoas não estão cansadas de ouvir Paimon ainda – ela pode ser um pouco irritante.
Você já ouviu? Não entender como ou por jogo multiplayer online de Innersloth Among Us alcançou as alturas que fez em 2020 é basicamente sus. Ninguém poderia ter previsto como este jogo despretensioso iria catapultar para tais alturas de popularidade, especialmente desde que foi lançado inicialmente há dois anos em 2018.
A configuração é simples: Quatro a 10 jogadores se reúnem em uma nave espacial. Um punhado de jogadores é selecionado para ser os “impostores” para cada rodada neste jogo de suspense de Lobisomem. Em três mapas, jogadores regulares, chamados “Crewmates” (eles se parecem com astronautas gordinhos com poucos recursos discerníveis), são convidados a completar uma série de tarefas ao redor da nave. Impostores devem completar tarefas simultaneamente com jogadores “reais”, embora seu trabalho seja sabotar o progresso do Crewmate e até mesmo matá-los. A ideia é descobrir qual membro da equipe é realmente um impostor antes que uma sabotagem seja concluída ou todos os membros da equipe sejam eliminados.
É diabolicamente simples de entender, mas como em qualquer jogo com um elemento social, extremamente difícil de conquistar, visto que cada novo jogo é diferente, com jogadores humanos abordando-o de maneiras diferentes. O jogo teve um pequeno número de seguidores em 2018, mas foi só em 2020 que streamers como Sodapoppin, Pokimane, xQc, Shroud, Ninja e PewDiePie finalmente embarcaram para transmitir suas façanhas com o jogo.
O golpe que usa o nome do Cyberpunk 2077 para infectar computadores
Isso deu início a uma cadeia aparentemente interminável de streamers adicionais de alto perfil se juntando ao grupo, todos procurando descobrir os jogadores “sus” (suspeitos) e chegar ao fundo da situação. Sua popularidade atingiu um pico febril quando os representantes dos EUA Alexandria Ocasio-Cortez e Ilhan Omar até mesmo levaram o Twitch para transmitir ao lado de personalidades populares como Pokimane, em uma tentativa de fazer com que os eleitores participassem da eleição presidencial de 2020.
A explosão de popularidade do jogo mostra o poder dos streamers e influenciadores. Surpreendentemente, está terminando 2020 com a honra de ter cerca de meio bilhão de jogadores no jogo apenas em novembro. De acordo com o SuperData da Nielsen , ele se tornou “de longe o jogo mais popular de todos os tempos em termos de jogadores mensais”, esmagando competições como Pokémon Go ou a indomável Candy Crush Saga .
Em comparação, jogos como o triplo A Cyberpunk 2077 venderam 13 milhões de cópias, mas Between Us já havia atraído 500 milhões de jogadores. Deixando de lado a enorme diferença de preços entre os jogos, há algo magnético em Between Us que atrai as pessoas e não as deixa ir . Está a caminho de se tornar um verdadeiro fenômeno cultural, do tipo que reservamos para jogos como Fortnite ou o queridinho pandêmico Animal Crossing: New Horizons . E não há nada de sus sobre isso.
Quem poderia ter previsto o quão acalorado seria a brincadeira com enormes criaturas de jujubas? Fall Guys: Ultimate Knockout foi outra surpresa de levantar as sobrancelhas este ano que aparentemente veio do nada para colocar dezenas de jogadores uns contra os outros em uma espécie de adorável battle royale.
Até 60 jogadores entram em campo em uma série de engenhocas coloridas, não muito diferentes do tipo que você veria em programas de jogos como o Castelo de Takeshi ou Wipeout . Não há armas, nem power-ups e nem “mortes”, apenas eliminação. Isso significa cada feijão para si, conforme são desencadeados em cada minijogo, feijões lutando para passar pelo gargalo de cada área, espremendo-se um pelo outro para ser coroado o vencedor ao chegar primeiro à zona final.
Pode parecer um pouco simples demais. Como é difícil se tornar uma pessoa que gosta de feijão e correr em direção à linha de chegada, mesmo remotamente? Não é para ser, é claro, pelo menos não de propósito. Mas controlar esses grãos coloridos torna-se tal quando você leva em consideração a física e a gravidade. Outros feijões empurram você. Outros o agarram quando você menos espera. E dado que cada estágio requer precisão absoluta para passar por plataformas móveis e evitar balançar as bolas ou cair em poços de limo, outros jogadores batendo em você por acidente ou de propósito simplesmente não vão funcionar.
Embora o jogo possa ser extremamente frustrante, ele encontrou um grande público em (você adivinhou) Twitch, e entre jogadores ansiosos em busca de uma batalha real despreocupada sem violência ou matança envolvida. Como tal, o desenvolvedor Mediatonic teve um sucesso astronômico quando Fall Guys ultrapassou 7 milhões de unidades vendidas no Steam em agosto de 2020. Depois que o jogo foi lançado gratuitamente como parte de uma promoção do PlayStation Plus, ele se tornou o jogo PS Plus mais baixado de todos tempo, um feito que vale a pena comemorar.
Embora o fervor sobre Fall Guys tenha diminuído um pouco, ainda está atraindo visualizações, jogadores e muito conteúdo novo. Quem poderia imaginar que um jogo de festa tão despretensioso, com pouco mais em termos de objetivos do que ” alcançar a linha de chegada “, se tornaria tão popular que teria uma variedade de cruzamentos com outras propriedades e streamers, como Ninja ou Half-Life ? O jogo ainda está em sua infância relativa, tendo acabado de receber uma série de atualizações de inverno. Parece que só há um caminho a seguir a partir daqui, qualquer direção em que uma coroa brilhante possa ser encontrada.
Fonte : Wired